Pular para o conteúdo
Início » Probióticos e a Flora Intestinal

Probióticos e a Flora Intestinal

Intestino

O que é a flora intestinal?

Também conhecida como microbiota Intestinal, ela é o conjunto de microrganismos que vivem no nosso trato gastrointestinal. Na flora intestinal vivem bactérias, fungos e etc. São eles que ajudam na digestão de alimentos e produzem vitaminas. Além de protegerem o intestino de agentes agressores como bactérias que causam doenças.

Qual a importância da flora intestinal?

Tudo o que nós comemos influencia em nossa microbiota intestinal. Ela tem papel muito importante no nosso corpo, portanto é essencial mantê-la saudável.

Quando comemos alimentos com vários tipos de probióticos, nossa flora entra em equilíbrio. Isso é chamado de Eubiose. Agora, quando ingerimos mais microrganismos ruins, a flora se desequilibra. Isso é chamado de Disbiose.

Afinal, com um crescimento descontrolado de bactérias ruins, a parede intestinal pode ser afetada, causando várias doenças. Além disso mudar a flora intestinal significa poder mudar seu corpo.

Ou seja, você pode controlar seu peso, a produção de hormônios, seu metabolismo, etc. E tudo isso pode ser feito com uma mudança na alimentação. É só consumir probióticos.

O que são Probióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos. Eles trazem vários benefícios para o corpo. No entanto, apenas se ingeridos em quantidades adequadas.

Visto que, eles regulam nossa flora intestinal, além de ajudarem no crescimento de bactérias do bem.

Para que servem os Probióticos?

Os probióticos facilitam a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. Desta forma fortalecem a nossa imunidade. Ou seja, fazem com que o organismo tenha menos chances de pegar doenças. Além de equilibrar a flora intestinal.

Qual o melhor probiótico para sua flora intestinal?

Existem vários efeitos que eles podem ter no seu corpo. Eles variam de acordo com a espécie do probiótico. Porém, mesmo sendo da mesma espécie, eles podem ter efeitos diferentes. Portanto, você deve conhecer a cepa do probiótico antes de ingerir ele.

Desta forma, vários probióticos podem ser bons para seu intestino. Já que eles têm diversos efeitos.

No final, tudo depende do problema que você quer tratar com os probióticos. Porém, quem pode te auxiliar com essa resposta é apenas um médico especialista.

Qual a principal função dos probióticos no seu intestino?

Os probióticos, são responsáveis por ajudar seu intestino a funcionar. Portanto podemos falar de uma maneira mais simples, que eles vão te ajudar a ir ao banheiro.

Afinal, eles soltam o intestino, e fazem com que sua flora intestinal se regule, tendo o efeito parecido com as fibras e frutas como a ameixa.

Existe uma hora e frequência melhor para tomar probióticos?

Os probióticos equilibram a flora intestinal. Portanto, eles contribuem para a manutenção da saúde humana. Sendo assim é interessante que você ingira eles diariamente, e de forma contínua.

A maioria dos estudiosos recomendam que você consuma eles perto do horário das refeições. Já alguns médicos não recomendam a ingestão em jejum (sem comer), pois existem probióticos que podem ser neutralizados com o ph do seu estômago.

No entanto, já existem estudos dizendo que os probióticos funcionam independentemente de ser consumido em jejum ou após as refeições.

Probióticos podem fazer mal?

O consumo de probióticos, não é contraindicado para ninguém. Porém, é bom não ingerir em excesso ou sem precisar.

Existem casos raros, como pacientes com doenças graves, ou com problemas no sistema imunológico. Nesses casos não se faz o uso de probióticos, afinal pode ser prejudicial.

Conhecer a fórmula do seu probiótico é muito importante. Pois assim você poderá saber mais sobre ele. Além disso, vai ter certeza de que eles vão mesmo te ajudar, já que pode pesquisar o que aquela cepa faz em sua flora intestinal.

No entanto, na dúvida consulte sempre seu médico!

Aproveita e confere esta deliciosa receita de Mousse Overnight. Uma forma muito simples e gostosa de inserir probioticos na sua alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *