Pular para o conteúdo
Início » Como Eu Consegui Emagrecer 20 Quilos em Apenas 6 Meses

Como Eu Consegui Emagrecer 20 Quilos em Apenas 6 Meses

emagrecer

Vou te contar em detalhes, como eu consegui emagrecer 20 quilos em apenas 6 meses.

Em uma noite fria do mês de junho do ano de 2018, eu estava com meu esposo em um jantar em comemoração pelo dia dos namorados. Estávamos nos divertindo muito, e lá tinha um lindo cenário para fotos. 

Pedi a um amigo que tirasse uma foto nossa para recordação daquela noite tão agradável. No entanto, quando recebi a foto pelo whatsapp levei um susto!

Vou contar uma coisa, foi o melhor susto que já tomei na minha vida!  Logo, você vai entender o por quê. 

O Dia da Mudança

A partir daquele exato momento decidi mudar, decidi transformar minha vida, decidi fazer diferente! Foi incrível o que uma foto foi capaz de fazer!

Perder peso

Você deve estar se perguntando o que tinha naquela foto que conseguiu me impactar tanto? Tinha uma pessoa  sedentária, pálida, acima do peso e caminhando para uma vida que ninguém merece ter. 

Você conseguiu ver tudo isso naquela foto Bianca? Pode até ter parecido exagero meu, mas não foi, eu vi tudo isso mesmo, foi bem impactante!

Há momentos na nossa vida, que de repente temos um estalo, parece que acordamos para uma situação que estava ali há tanto tempo na nossa frente, porém não enxergávamos. Foi exatamente isso que aconteceu ao me ver naquela foto.

Meu objetivo com este texto é mostrar para você que é possível sim, mudar e ter uma vida mais saudável, um corpo bonito e não precisa ter muito recurso financeiro para isso não. 

Sedentarismo

Como eu comecei a engordar tanto.

perder de peso
Sedentarismo

Havia 6 meses que eu não estava mais trabalhando. Meu trabalho era bem distante da minha casa, logo, eu caminhava muito, o deslocamento era grande. Era uma atividade física involuntária que eu fazia todos os dias. 

No entanto, sem trabalhar, eu estava totalmente sedentária, nem percebi como comecei a engordar daquela forma. Meu peso normal era entre 50 e 55 quilos, entretanto, eu estava pesando 75 quilos.

Além dos 20 quilos a mais, com apenas 34 anos, eu me cansava muito fácil em tudo que fazia, por mais simples que fosse a tarefa. Ao caminhar ou fazer as atividades domésticas da minha casa, por exemplo, me sentia exausta. Notei que algo estava errado!

Era o sedentarismo e suas consequências batendo na minha porta. Eu precisava mudar aquela situação. Precisava emagrecer, e não somente emagrecer, precisava mudar meu estilo de vida.

Comecei a MudarEmagrecer

Com foco e determinação, em 6 meses pude ver grandes resultados. Perdi os 20 quilos extras, meu corpo tomou uma forma bonita e desenhada e além disso, me senti mais forte e disposta. 

O benefício não foi só perder peso, é incrível como tudo mudou, meu cabelo, minhas unhas, meu humor e até minha postura. Enfim, minha saúde melhorou muito!  

O interessante é que quando alcancei meu objetivo, que a princípio era só emagrecer, eu não parei! Foi tão bom tudo que aprendi, tão prazeroso, me trouxe tantos benefícios, que se tornou um estilo de vida. 

Foi fácil? Não!

Foi rápido? Não!

Valeu a pena? Sim!

Neste processo uma coisa ficou bem clara pra mim, não adianta buscar soluções imediatistas. Porque apesar de trazerem resultados rápidos, deixam diversas consequências prejudiciais, como por exemplo, o efeito rebote.

Vou compartilhar em detalhes com você, tudo o que fiz para alcançar meu objetivo de melhorar minha saúde, meu corpo e por conseguinte minha vida.

1 – Primeiro Passo: Mude Sua Mente 

Bem-estar

O primeiro passo que dei e o mais importante foi mudar minha mente. Como disse acima, eu decidi mudar, estava disposta e determinada a fazer isto! Visto que, eu não estava feliz com meu corpo e minha saúde, minha autoestima estava baixa. 

Por isso, antes de qualquer coisa trabalhei minha mente. Pensei como seria bom emagrecer, estar saudável, bem disposta e por conseguinte mais bonita. Entendi que não seria fácil, esta decisão envolveria renúncia, disciplina e muita determinação.

  • Renúncia para mudar meu hábito alimentar.
  • Disciplina para as atividades físicas. Eu não gostava de fazer naquela época. 
  • Determinação para seguir até alcançar meu objetivo, não desistindo pelo caminho.

Percebe a diferença? Trabalhe primeiro esta decisão na sua mente!

Entenda uma coisa, se você conseguir mudar sua mente, consegue mudar tudo. Isso vale para todas as áreas da sua vida. 

A mente é o único lugar na vida do ser humano em que ele tem total controle! Você já parou para pensar nisso? Na sua mente você é o rei!  Então, sente no trono e governe sua mente, pensamentos, vontades, decisões e convicções.   

Por que Mudar a Mente é Tão Importante?  

Porque é lá que estão nossas maiores lutas e bloqueios. É a nossa mente que nos trava, nos limita e nos impede de realizar tantos sonhos. 

Vou te mostrar alguns exemplos destes bloqueios:
Quando nos julgamos muito incapazes, quando damos ouvidos a vozes de outras pessoas com pensamentos negativos,por exemplo, ou até mesmo, quando temos preguiça em realizar algo, e tudo na vida requer esforço. 

Foi exatamente isso que aconteceu comigo no começo! Eu precisei trabalhar minha mente, visto que, queria perder peso, queria mudar meu estilo de vida, no entanto, achava que não conseguiria, que era algo impossível de acontecer.

Então, se você não trabalhar sua mente para realizar seu objetivo, você pode até começar, entretanto, não vai ter consistência para ir até o fim. 

Em suma, não vai conseguir chegar ao seu objetivo.

Lembre-se de uma coisa: Foque no seu objetivo! Você pode! Você é capaz!  

2 – Segundo Passo: Mude seu Hábito Alimentar

alimentação saudável

Há algo muito importante que aprendi neste processo e foi essencial para conseguir alcançar meu objetivo. Por esse motivo, quero que você preste muita atenção para entender.

80% da nossa saúde está na alimentação, ou seja, naquilo que comemos. Ao aprender isso, consegui identificar que boa parte dos meus problemas de saúde, eram oriundos de uma má alimentação.

Eu não comia muitas besteiras, mas me alimentava de forma incorreta, justamente por não saber como certos alimentos fazem mal à saúde. Alimentos que além de engordar, causam inflamações no corpo, constipação e muito mais. 

Ou seja, quando entendi isso, meu segundo passo foi mudar meu hábito alimentar através de uma reeducação alimentar.

Em outras palavras, fui mudando gradualmente, não cortei tudo de uma vez. Aprendi a comer de forma saudável e hoje não quero outra vida.

Em primeiro lugar, deixei de tomar refrigerantes, depois fui diminuindo o açúcar e virei amiga dos legumes, verduras e frutas. Isto é, amiga dos alimentos de DEUS, ou seja, aqueles que descascamos e não desembalamos.

Você pode dizer: “ Ah, mas eu não gosto de legumes!” Tudo é uma escolha, você sabe que vai te fazer bem, que seu corpo precisa, logo, a escolha é sua.

Lembra? É preciso haver renúncias, dedicação e perseverança neste processo.

Há tantas coisas na nossa vida que não gostamos, contudo, precisamos fazer. Não é mesmo? 

Falsas Necessidades

Reeducação alimentar

Neste processo de reeducação alimentar, aprendi outra coisa: é incrível como criamos falsas “necessidades”, e, o pior, é quando essas necessidades são danosas à nossa saúde.

Vou te dar um exemplo: para muitas pessoas, deixar de tomar refrigerante é muito sacrificante, como se o refrigerante fosse extremamente necessário para sua vida. Claro que podem viver sem refrigerante, entretanto, precisam renunciar esse mau hábito, e isso requer esforço e determinação. 

Nesse sentido, o que precisa ficar bem claro, é que você não é obrigado a comer nada, tudo que vai para seu estômago é você quem decide comer. Certo? 

Não é simplesmente deixar de tomar refrigerante, é entender que não faz bem para sua saúde e optar por algo mais saudável. 

Este processo é com certeza mais lento, contudo, é o mais eficaz. É uma mudança não só no corpo, mas na mente. 

Como resultado, com o tempo seu paladar vai ficando refinado e você realmente perde o gosto por estes alimentos e pela grande quantidade de comida. Por exemplo, eu gostava muito de refrigerante, hoje não suporto beber nem um gole, gostava muito de doce, hoje ainda gosto, porém sem exageros, sei o quanto posso comer.

No começo, lembro-me que sofri bastante, pois sentia muita fome. Antes eu comia exageradamente, então meu organismo estava acostumado com aquela quantidade de comida. Como diminui a quantidade, sentia fome, porém, resisti, fiquei firme no meu objetivo e consegui não só perder peso, mas ter uma vida saudável.

Assim, com o passar do tempo, uma quantidade bem menor de comida me saciava. Pois, é incrível como nosso organismo se adapta. Além disso, chega ao ponto que você percebe como é prazeroso uma vida mais saudável.

Tenha Horários para Fazer Todas as Refeições

Outra coisa que considero importante neste passo é comer na hora certa. Isso foi um grande diferencial pra mim. 

Tenha horários para fazer todas as refeições. Ainda que não consiga todos os dias por motivo de trabalho ou algo assim, dê o seu melhor e se esforce para conseguir. 

Desenvolva o Hábito de Beber Água – Ajuda a Perder Peso

Saúde

Da mesma forma que foi importante aprender a me alimentar de forma correta, desenvolver o hábito de beber água, foi essencial para minha saúde.

Eu bebia pouca água, principalmente durante o inverno. No entanto, entendi que precisava beber água até mesmo quando não estava com sede. 

A água é muito importante para nossa saúde, além de ajudar a perder peso. Para não esquecer e medir a quantidade certa de água, eu bebo 200ml de hora em hora até formar 3 litros por dia. 

A quantidade de água varia de acordo com o peso. Aprenda a calcular! Colocar link

Meu intestino passou a funcionar muito melhor depois que desenvolvi este hábito. 

Bloqueio Financeiro  

Logo que decidi mudar meu hábito alimentar, no meu pensamento veio um bloqueio, e este bloqueio era o financeiro. Pensei: “alimentação saudável é caro, e não tenho recursos.” No entanto, descobri que não é bem assim que funciona!

Pensa comigo, uma manga é saudável e mais barato que um refrigerante, concorda? Logo, vou beber suco de manga ao invés de refrigerante.

Da mesma forma, uma salada de legumes é saudável e mais barato que batata frita, certo?

Entendeu? Adapte seu hábito alimentar a alimentos mais saudáveis e que estejam de acordo com  sua condição financeira. Foi assim que fiz, e deu super certo.

É possível sim, se alimentar de forma saudável e com pouco recurso!

Portanto, é uma questão de querer, se você quiser você vai fazer, agora se ficar colocando empecilhos não vai conseguir nunca!

Vai muito além de simplesmente emagrecer, é a conquista de um bem estar, de uma vida saudável!

Começe hoje com o que você tem na geladeira, vá aos pouquinho que você chega lá. O importante é começar!  

3 – Terceiro Passo: Atividades Físicas

Atividade física

Associado a reeducação alimentar comecei a praticar atividades físicas. Como eu não tinha grana para academia, comecei a fazer exercícios em casa mesmo. Fazia agachamentos, abdominais, afundo, polichinelos, etc. 

Na rua em que eu morava tinha um morrinho, eu subia e descia correndo várias vezes para perder peso e fortalecer as pernas. Lembro da preguiça que sentia ao olhar para aquele morrinho. Contudo, não desisti, meu esposo me ajudou, ele me incentivou e ensinou alguns exercícios que sabia. Aprendi alguns exercícios no youtube também.

Lembrando que praticar atividades físicas com o auxílio de um profissional é muito importante!

Minha rotina começou desta forma, eu acordava cedo, subia e descia o morro correndo umas 10 vezes, depois voltava para casa e fazia os exercícios por aproximadamente 1 hora. 

Não Desista

No começo você vai querer parar, seu corpo não está acostumado, ele vai pedir para ficar na cama, ou sentado no sofá assistindo tv.  

Porém, você precisa ser firme, focar no seu objetivo e logo os resultados virão. Com o tempo sua disposição vai aumentar, sua resistência física também e você vai começar a ver o quanto vale  a pena este aparente sacrifício. 

Sua saúde vai agradecer muito, por conseguinte, seu corpo vai ficar em forma, torneado e saudável. 

Foi surpreendente como passei a estar mais disposta depois que comecei a praticar atividades físicas de forma regular. 

Descobri que isso se dá, pelo fato de enquanto me  exercito, ocorrer a liberação de um hormônio chamado endorfina que é conhecido como o hormônio da alegria, que proporciona a sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores.

 Além da dopamina, que promove efeito tranquilizante e analgésico na pessoa que pratica atividades físicas. 

Estes foram os três passos que me levaram a mudar minha vida e alcançar meus objetivos.

Não é Fórmula Mágica

Alimentação saudável

Não estou aqui mostrando nenhuma fórmula mágica, precisa de esforço e dedicação. Estou contando minha história, minha experiência, o que aconteceu comigo e deu super certo. 

Quando comecei a ter ótimos resultados com a mudança para hábitos mais saudáveis, quis logo compartilhar com minhas amigas, para que elas pudessem fazer o mesmo. 

Elas ficaram muito empolgadas, pois viram a transformação do meu corpo. Entretanto, a empolgação não durou muito. Percebi que queriam o resultado, mas não o esforço necessário para alcançá-lo.

O que ouvi de uma amiga foi: “prefiro fazer abdominoplastia, o resultado é rápido e sem sacrifício.” Sério!? Ela prefere fazer uma cirurgia ao invés de mudar seu hábito alimentar e praticar atividades físicas, que vão trazer saúde e um abdômen forte? É inacreditável!

Não sou contra cirurgia, no entanto, quando há necessidade extrema de se fazer. Imagina entrar em um centro cirúrgico, ganhar uma cicatriz, quando isso pode ser evitado! 

Uma cirurgia, por mais simples que possa ser, sempre envolve algum risco. 

Sei que há casos que não há outro jeito, mas no caso da minha amiga e de muitas outras pessoas, elas simplesmente não querem se esforçar, acham chato a prática de atividades físicas. Mudar o hábito alimentar então… nem se fala!

Lembrando, que estou contando aqui minha experiência. Sei que muitas pessoas têm dificuldades para emagrecer, por conta de comorbidades.

Cuide Bem de Você

Você é seu bem mais importante! Sim, foi isso mesmo que eu quis dizer, e não é egoísmo! 

Se eu não estiver bem, como vou cuidar dos meus filhos, do meu marido e das pessoas que amo? Elas dependem que eu fique bem, logo, preciso cuidar de mim primeiro.

A sua saúde é responsabilidade sua! Não terceirize isso! Faça uma autoanálise, veja como está sua vida, sua alimentação e seu corpo. Assuma seus erros e mude isso!

Na bíblia Jesus fala “ame ao teu próximo como a ti mesmo. Você precisa se amar primeiro, e quem ama cuida!

Tudo que estou falando aqui parece algo repetitivo, porém, quero que entenda que tudo depende de você. Mude por você e não pelos outros! 

Cuide de você, estou aqui para te incentivar e ajudar a fazer isso!

Mudar foi a Melhor Coisa que FizVai muito Além de Emagrecer

Mudar foi a melhor coisa que fiz, tenho saúde, um corpo bonito, definido e saudável. 

Hoje já colho frutos, e vou colher ainda mais na velhice, pois sei que é lá, que tudo o que planto através destes hábitos saudáveis fará toda diferença na minha vida. 

Decidi compartilhar minha história, pois, sei que posso ajudar muitas pessoas a viverem tudo que vivi. Vai ser uma das melhores experiências da sua vida, pode ter certeza!

Vai dar certo! Você consegue!

Comece com uma mudança de cada vez, mas comece!

Lembre-se, isso é por você!

Você merece ter uma vida saudável, merece viver bem, merece esta transformação de vida!

Mude seus Hábitos, melhore sua saúde, cuide bem de você!

emagrecer 20 quilos em apenas 6 meses

Não é possível comentar.