Pular para o conteúdo
Início » Colágeno e seus Benefícios à Saúde

Colágeno e seus Benefícios à Saúde

Anti-rugas

Nos últimos tempos temos ouvido falar muito sobre colágeno e seus benefícios à saude. Muitas pessoas descobriram a importância desta proteína para a saúde e beleza. O colágeno se tornou o queridinho principalmente entre as mulheres .

 Você sabe o que é colágeno? Quais são os benefícios que o colágeno traz para nossa saúde?

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína estrutural que compõe 3 tipos de aminoácidos: glicina, prolina e lisina. Ele é responsável por garantir a elasticidade e resistência da pele e a saúde das unhas e dos cabelos. Além de ser responsável pela formação de fibras que sustentam os tecidos do corpo. Como ossos, músculos, tendões e articulações. 

O colágeno é produzido naturalmente por nosso corpo, e representa 30% do total de proteínas do nosso organismo. Ou seja, é a proteína encontrada em maior quantidade em nosso corpo.  

Existem mais de 25 tipos de colágenos em nosso corpo, no entanto, há dois tipos que são mais abundantes, o colágeno tipo 1 e o colágeno tipo 2. Por isso, são mais conhecidos e estudados. 

Os diferentes tipos de colágeno

Colágeno tipo 1 

O colágeno tipo 1 é predominante na pele, tendões, ossos, dentes e tecido conjuntivo. Este colágeno ajuda a manter a pele hidratada, elástica e resistente. Além disso, também está presente em menor quantidade em outras partes do corpo, como nos cabelos e nas unhas.

O colágeno tipo 1 ou colágeno hidrolisado é uma proteína que é obtida a partir do rompimento de moléculas maiores de colágeno. Esse processo torna o colágeno hidrolisado mais facilmente absorvido pelo intestino humano. O colágeno hidrolisado é retirado da cartilagem óssea de bois e frangos, mas também é encontrado em outros animais.

Colágeno tipo 2

O colágeno tipo 2 é encontrado nas cartilagens e articulações. É a proteína mais importante para que possamos nos movimentar bem e sem dor. A principal função do colágeno tipo 2 é fornecer as estruturas das cartilagens, permitir os movimentos articulares e proteger os ossos evitando o desgaste entre eles.

Entretanto, o processo natural de envelhecimento, herança genética, exercícios de impacto e obesidade, contribuem para redução da produção natural de colágeno tipo 2 em nosso organismo. Esta redução resulta em um quadro de inflamação bem conhecido por quem sofre com dores articulares.

O que fazer para evitar isso?

Suplementação

antienvelhecimento

Como vimos acima, a produção natural de colágeno diminui com o passar dos anos. A partir dos 30 anos, nosso corpo perde 1% de colágeno anualmente. Chegando aos 50 anos, o nível dessa proteína fica ainda mais baixo. Portanto, a suplementação é muito importante para uma excelente qualidade de vida. Quanto antes você começar, melhor! 

Como consumir o Colágeno?

saúde da pele

A ingestão de 8 a 10g de colágeno por dia é a recomendada. O ideal é ser consumido junto com uma refeição em qualquer hora do dia. 

O colágeno em pó é encontrado com ou sem sabor, e a melhor forma de consumi-lo é dissolvido em sucos e vitaminas. Há pessoas que gostam de diluí-lo em água ou sopas.

Portanto, vale destacar que o consumo do colágeno junto com a vitamina C é importante, visto que, potencializa seus efeitos no organismo. Então, é aconselhado diluir o colágeno ou tomar suas cápsulas junto com uma fonte de vitamina C. Pode ser suco de laranja, limão, acerola, goiaba e tangerina, por exemplo.

Assim sendo, alguns colágenos já trazem a vitamina C na sua formulação, com intuito de melhorar sua eficiência.

Colágeno feito em casa

Colageno pé de galinha

Se você tem condições financeiras para fazer a suplementação de colágeno é ótimo. Porém se não pode, há opções de alimentos feitos em casa que são ricos em colágeno.  

Da uma olhada nesta receita de geléia de pés de galinha e aproveite o colágeno e seus benefícios à saúde. Esta receita é riquíssima em colágeno e por ser natural, é melhor absorvida por nosso organismo.

Claro que com a suplementação de colágeno em cápsulas ou em sachês o resultado é melhor e mais rápido, pois tem todos componentes específicos para isso. Todavia, com o colágeno feito em casa, você terá ótimos resultados a médio e longo prazo. 

Contudo, o que você não deve fazer é deixar de tomar o colágeno, seja os industrializados ou caseiros. Faça de acordo com suas condições financeiras, no entanto faça.

Já ouvi tantas pessoas dando desculpas para não se cuidarem por não terem dinheiro. No entanto, há sempre alternativas mais baratas.

Aqui no blog eu sempre trago opções mais acessíveis! Opções estas que eu uso e comprovo, pois tem me trazido excelentes resultados. Como a geléia de pés de galinha, por exemplo.

Cuide de você, é muito importante para sua saúde e bem estar físico .

Não é possível comentar.