Pular para o conteúdo
Início » Biscoito Amanteigado Sem Glúten Com Sabor de Infância

Biscoito Amanteigado Sem Glúten Com Sabor de Infância

receita doce sem glúten

Esse biscoito amanteigado sem glúten é uma delícia, super fácil de fazer e vai te trazer doces memórias, pois tem sabor de infância!

Nesta receita tem um toque especial, que além de deixar o biscoito mais gostoso, deixa mais saudável também! O segredo é a farinha sem glúten!

Inclusive, você pode substituir a farinha de trigo por esta farinha especial em todas as suas receitas. Assim como eu substituí nesta receita de biscoito amanteigado, agora sem glúten!

Vamos a receita!.

Receita de Biscoito Amanteigado Sem Glúten

Informação nutricional

Tamanho da porção: 15,5 g
Calorias por porção: 52,4 kcal
Carboidratos por porção: 6,05 g
Proteínas por porção: 0,2 g
Gordura por porção: 3,1 g
Sódio por porção: 11,9 mg
Açúcar por porção: 0,05 g

PREPARO: 20M
COZIMENTO:25M
TEMPO TOTAL: 45M

40 Unidade de Biscoito Amanteigado Sem Glúten, receitas saudáveis, Culinária Internacional.

Armazenamento: 15 dias fora da geladeira em pote fechado

Ingredientes:

  • 150g de farinha sem glúten
  • 140g de amido de milho (maisena)
  • 80g de açúcar
  • 150g de manteiga ou margarina
  • 100g de goiabada (opcional)
  • 1 pitada de sal
Biscoito para celíacos

Modo de Preparar:

Em primeiro lugar, em um recipiente acrescente a farinha sem glúten ( tem o link de como fazer essa farinha sem glúten, lá no começo do post), o amido de milho e o açúcar. Misture bem estes ingredientes, em seguida acrescente a manteiga e vá misturando tudo com as pontas dos dedos até virar uma “farofa”.

Continue misturando até que a “farofa” se torne uma massa lisa e homogênea. Em seguida faça bolinhas com a massa e acrescente em uma forma. Não precisa untar, pois os biscoitos são bem amanteigados.

Logo depois com auxílio de um copo, de uma leve amassada nos biscoitos (como mostrado no vídeo abaixo).

Para decorar  você pode fazer furos com auxílio do cabo de uma colherzinha de café, em forma de coração em cima dos biscoitos e logo depois colocar a goiabada.

Leve ao forno pré aquecido a 180° por no máximo 25 minutos.

Se não quiser usar goiabada e só fazer uma decoração com o garfo, como mostro no vídeo abaixo. Os biscoitos vão estar levemente dourados por baixo quando estiverem prontos.

Fica uma delícia! Meus filhos amam, eu sempre faço para o lanchinho da escola.

Biscoito Amanteigado Sem Glúten Com Sabor de Infância

Biscoito Para Celíacos

Além de gostoso e saudável, esse biscoito é uma ótima opção para os celíacos, visto que não tem glúten! Assim como, é um lanche delicioso e prático para qualquer hora do dia, sem culpa ou preocupação com o glúten.

O Que é Doença Celíaca:

A doença celíaca é uma doença autoimune desencadeada pela ingestão de cereais que contêm glúten por indivíduos geneticamente predispostos. Ou seja, é como se fosse uma alergia ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, aveia e malte.

No corpo de quem tem essa doença, comer glúten faz com que o sistema imunológico, que normalmente nos protege de doenças, fique confuso e ataque as paredes do intestino.

receita para celíaco

Vou usar uma analogia, para facilitar o entendimento sobre esse assunto!

Imagine seu intestino como um jardim florido. Quando você come glúten, é como se estivesse pisando nas flores: as paredes do intestino ficam machucadas e inflamadas, causando problemas como:

  • Diarreia: as flores machucadas (células que revestem o intestino delgado) não conseguem mais absorver água e nutrientes, o que leva à diarreia.
  • Dor abdominal: a inflamação no jardim causa dor e desconforto.
  • Cansaço: o corpo gasta muita energia para tentar consertar as flores danificadas (células que revestem o intestino delgado, chamadas enterócitos), deixando a pessoa cansada.

Mas nem tudo está perdido! Se você parar de comer glúten, o intestino se recupera como se as flores estivessem sendo cuidadas:

  • As paredes do intestino se curam e ficam mais fortes.
  • A diarreia e a dor abdominal diminuem.
  • A pessoa se sente mais disposta e com mais energia.

Importante:

  • A doença celíaca é séria, mas com o tratamento correto (dieta sem glúten) a pessoa pode viver uma vida normal e saudável.
  • É fundamental consultar um médico para ter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.

Gostou desta receita? Então compartilhe com amigos e familiares que amam biscoitos amanteigados, aqueles que são fitness e com amigos celíacos também! Todos vão gostar!
Essa receita é prática, rápida e deliciosa!