Na busca por maneiras de cuidar da nossa saúde, às vezes encontramos coisas antigas que ainda funcionam muito bem. Uma dessas coisas é o caldo de ossos, um líquido feito cozinhando ossos de animais lentamente. Ele é incrível para o nosso corpo e já faz parte das tradições de muitas pessoas há um bom tempo.
O que é Caldo de Ossos?
O caldo de ossos é uma criação simples, mas repleta de complexidade nutricional. É feito ao cozinhar lentamente ossos, cartilagem e tendões de animais, como de frango, boi ou peixe, em água por um longo período de tempo. Você pode adicionar vegetais, ervas e temperos.
No decorrer do processo de cozimento prolongado, os ossos liberam seus nutrientes, minerais e colágeno, que se fundem com a água, criando um líquido poderosamente nutritivo e saboroso.
Por Que o Caldo de Ossos é Bom para a Saúde?
Seus benefícios vão além da mera nutrição. Seus nutrientes são facilmente absorvíveis pelo organismo, isto é, o corpo consegue usar fácil e rápido, o que ajuda na reparação e manutenção dos tecidos, protege o nosso corpo e até a nos deixar mais fortes.
Além disso, o caldo de ossos é uma excelente fonte de aminoácidos, que desempenham um papel crucial na construção muscular, na função imunológica e na regulação hormonal.
Para pessoas que buscam alívio para problemas digestivos, o caldo de ossos pode ser um elixir restaurador. Ele contém gelatina, que reveste o trato gastrointestinal e auxilia na digestão. Além disso, o caldo é conhecido por conter compostos anti-inflamatórios, que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo e melhorar a saúde intestinal.
A Ciência por Trás do Caldo de Ossos
Embora o caldo de ossos seja um remédio do tempo da vovó, a ciência moderna tem confirmado seus benefícios. Pesquisas indicam que o caldo de ossos é uma fonte rica em colágeno, uma proteína que dá estrutura e suporte aos tecidos do corpo, incluindo a pele, os músculos, os ossos e as articulações.
O colágeno presente no caldo melhora a saúde da pele, reduzindo rugas e promovendo uma aparência radiante.
Quando cozinhamos os ossos e a cartilagem por muito tempo, o colágeno se quebra em pedacinhos menores que o corpo consegue usar facilmente. Esses pedacinhos de colágeno podem ajudar a consertar e construir os tecidos do nosso corpo.
Além disso, o caldo é uma fonte concentrada de minerais essenciais, como cálcio, magnésio e fósforo, que são fundamentais para a saúde óssea e o funcionamento adequado do corpo.
Aqui estão alguns benefícios do caldo de osso para a saúde:
- Melhora a saúde da pele
- Fortalece os ossos
- Protege as articulações
- Melhora a digestão
- Aumenta a absorção de nutrientes
- Protege o cérebro de danos
- Melhora o sono
- Reduz o estresse
- Melhora o humor
- Fortalece o sistema imunológico
Então, agora que você já sabe que o caldo de ossos é como um segredo antigo que continua sendo importante para a nossa saúde e uma verdadeira fonte para juventude, vou te ensinar como preparar de forma simples, aí na sua casa!
Como Preparar o Caldo de Ossos?
Informação nutricional
Tamanho da porção: 10 PorçõesCalorias por porção: 265 cal
Gordura por porção: 4 g
PREPARO: 15M
COZIMENTO: 3:00H
TEMPO TOTAL: 3:15H
10 Porções de Caldo de Ossos, receitas saudáveis, Culinária Internacional.
Ingredientes:
- 3 kg de ossos com tutano
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 1 cebola grande cortada em cubos médios
- 1 cenoura grande cortada em cubos médios
- 1 talo de alho poró picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Água.
Você consegue fácil estes ossos em açougue, e costumam ser bem baratos. Podem ser ossos de boi, galinha ou outro que você quiser.
Modo de preparar:
Coloque os ossos em uma panela grande (pode ser de pressão) e encha de água até cobri-los. Em seguida, adicione o vinagre (para que os nutrientes se soltem mais facilmente dos ossos), a cebola, a cenoura, o alho poró, a pimenta e o sal. Você pode acrescentar os temperos de sua preferência neste momento.
Logo depois, espere a água ferver e abaixe o fogo, deixe cozinhar por cerca de 6 horas. Você também pode fazer este caldo na panela de pressão, sendo assim, deixe cozinhar por 3 horas em fogo baixo.
Sendo o cozimento feito na panela de pressão, é muito importante que você abra a panela a cada 60 minutos para repor a água, de acordo com o necessário. Ou seja, após a panela pegar pressão marque 60 minutos, dado o tempo, desligue o fogo, após a pressão sair, abra a panela e acrescente mais água (os ossos precisam estar sempre cobertos de água) e ligue o fogo novamente. Repita este processo por mais duas vezes, até completar as 3 horas de cozimento.
Por outro lado, se for cozinhar em panela comum, deixe as 6 horas necessárias e vá repondo água quando necessário.
Este caldo é uma delícia, super nutritivo e rico em colágeno!
Como Usar o Caldo de Ossos
O caldo de osso é uma bebida nutritiva e versátil que pode ser consumida por pessoas de todas as idades. Ele pode ser usado para fazer sopas, molhos, ensopados e até mesmo smoothies.Também pode ser congelado por até três meses.
O importante é saber que o caldo de ossos é como um tesouro escondido, um superalimento que faz muito bem para o nosso corpo. Ele une tradição e coisas que a ciência descobriu, e tudo isso é encontrado em um gole delicioso.
Da uma olhada nesta outra receita maravilhosa de colágeno caseiro, é super fácil de fazer!
Não é possível comentar.